terça-feira, 6 de julho de 2010

Cinema Africano

Encontrei um interessante dicionário sobre cinema africano. Organizado por ARMES, Roy. Dictionnaire des cineastes africains de long métrage. Paris, editions Karthala, 2008. Se desejarem ter acesso aos títulos de filmes produzidos na África e seus realizadores, com ficha técnica e biografia, entrem no site: www.cine3mondes.fr Particularmente, estou interessado no cinema angolano, registro aqui alguns dos principais cineastas e filmes produzidos no país:
Sarah Maldoror (Sambizanga, 1972), Ruy Duarte de Carvalho (Nelisita: narrativas nyaneka, 1982), António Olé (Resistência Popular em Benguela, 1976), Orlando Fortunato (Memória de um dia, 1982), Jorge António (O Miradouro da Lua, 1992), Maria João Ganga (Na Cidade Vazia, 2004), Zezé Gamboa (O Herói, 2006), Ondjaki (Oxalá Cresçam Pitangas, 2006).

2 comentários:

Yérsia disse...

Dei uma olhada no site,muito bom.ótima dica professor.principalmente para os que gostam de cinema,e de cinema que está ,inclusive,fora dos circuitos de festivais de cinema.
E para quem gosta ou estuda lingua francesa é um ótimo treinamento.

Martha disse...

Só agora pude acessar aqui( por motivos de força maior) e ver sua sugestão que de antemão,e sendo vidrada em filmes, adorei e como disse a Yérsia, bom pra exercitar o Francês!. Aproveito pra sugerir o projeto "Histórias de África". Segue breve sinopse e link:
"Desde o lançamento do projeto, em 1997, foi produzido um total 33 filmes do HISTÓRIAS DE ÁFRICA, baseados em ideias vencedoras dos concursos; uma média de três filmes por ano. Alguns ou todos eles, cuja duração varia entre os 2 a 15 minutos, estão actualmente disponíveis em 28 ínguas(incluindo a linguagem gestual)."
http://www.globaldialogues.org/FilmsPT.htm