tag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post4718301146251878291..comments2023-06-14T17:06:52.453-07:00Comments on DIÁLOGOS ANTROPOLÓGICOS: ÍNDIOS E ICONOGRAFIA DIDÁTICA: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM MANUAIS DE HISTÓRIA DO PNLD 2011Frank Marconhttp://www.blogger.com/profile/04227040549605321992noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post-60225312990882602942011-06-13T20:36:37.941-07:002011-06-13T20:36:37.941-07:00Oi Diogo! Estava sem internet em casa e não pude c...Oi Diogo! Estava sem internet em casa e não pude comentar aqui antes de sua apresentação. Faço agora um breve comentário, sem achar que faço tarde. Sua pesquisa é muito interessante, e parece muito bem amarrada teoricamente. Mas acredito que quando você entrar em contato direto com seu objeto outras mudanças irão se processar, até que o quadro de análise reflita seu "campo". Até breve!Felipe Araujohttps://www.blogger.com/profile/10920977604140068279noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post-51536087722632941872011-06-08T13:18:08.828-07:002011-06-08T13:18:08.828-07:00Olá caro prof. Frank!
Penso que este projeto pode ...Olá caro prof. Frank!<br />Penso que este projeto pode colaborar para o lançamento de novos olhares sobre as formas de tratamento da alteridade indígena nos livros didáticos de história. Pretendo inseri-lo, como na verdade já o fiz no projeto completo, no interior dos debates sobre o “relativismo cultural”, baseando-me nas proposições de, por exemplo, Ruth Benedict, sobre a questão, e relacioná-lo aos estudos culturais, já que tenho a intenção de criticar, nestas representações sobre os índios, posicionamentos etnocêntricos e as relações assimétricas de poder, que, porventura, sejam expressas a partir de sua constituição. A pesquisa se desenvolve num contexto político e social peculiar e muito frutífero para o debate acerca da diversidade étnico-racial, principalmente, por ocasião do lançamento de leis para a educação das relações étnico-raciais, a exemplo das Leis 10.639 de 2003 e 11645 de 2008, entre outras, resultantes das pressões dos movimentos negros e indígenas no Brasil, que desde há mais ou menos 3 décadas, lutam pelo estabelecimento de um tratamento mais justo e igualitário dos negros e índios nos conteúdos disciplinares de escolas do sistema oficial de ensino brasileiro. Então, foi neste sentido, que estabelecemos os questionamentos norteadores das reflexões da pesquisa. No mais, até breve, Abraço!<br /><br /><br />Diogo Monteiro.Diogo Monteirohttps://www.blogger.com/profile/12798472040406430920noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post-1013758157434363742011-06-08T06:28:11.908-07:002011-06-08T06:28:11.908-07:00Muito pertinente vosso questionamento. Devemos lan...Muito pertinente vosso questionamento. Devemos lançar olhares críticos também sobre a historicidade indígena em nosso território.Lobãohttps://www.blogger.com/profile/10046806394995020867noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post-71066310535436067442011-06-05T15:22:39.037-07:002011-06-05T15:22:39.037-07:00Salve, salve. Algo que sinto necessidade que você ...Salve, salve. Algo que sinto necessidade que você explore em algum comentário por aqui, ou mesmo na sua apresentação, é sobre a relevância sócio-antropológica de sua pesquisa. Em meio a que debate acadêmico ela se encontra? Ou ainda, quais as questões pertinentes de ordem política e social? Abraços e até breve.Frank Marconhttps://www.blogger.com/profile/04227040549605321992noreply@blogger.com